terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Aspectos da Praça Doutor Carlos Versiani - Montes Claros


Diego de Sousa R. Fonseca


CONDIÇÕES ATUAIS DA PRAÇA DOUTOR CARLOS


No dia 19/12/2005, fez-se uma pesquisa opinativa na Praça Doutor Carlos, localizada no centro da cidade de Montes Claros. Foram entrevistadas pessoas que se situavam no local, com o intuito de conhecer melhor o perfil dos seus freqüentadores.

Ficou constatado que 50% das pessoas que utilizam o lugar, pertencem à classe média, seguida das classesmédia-baixa, 37,5%, e da pobre, 12,5%. As classes média-alta e alta, respondem por menos de 1% dos freqüentadores.


Gráfico 1


Constatou-se também que 80% do movimento da Praça Doutor Carlos acontece no meio da semana, segunda a sexta, sendo os turnos de maior fluxo o matutino e o vespertino, e apenas 4% dos usuários a utilizam à noite.

O lugar é pouco usado para lazer se comparado com sua funcionalidade como ponto de ônibus. O fato acontece, segundo os freqüentadores, porque há poucos eventos culturais e áreas verdes, incluindo que, segundo estes, a praça não oferece segurança adequada.

Com a reforma da praça deixou-se um espaço sem cobertura muito maior do que antes da reforma. Essa foi uma estratégia arquitetônica da Prefeitura Municipal de Montes Claros, como é de conhecimento da sociedade montesclarense, pois, aquelas áreas cobertas, atraiam indigentes, que acabavam usando esses espaços como abrigo e levando o lugar a apresentar condições precárias de higiene.

Além de afastar os mendigos, as autoridades competentes queriam afastar os camelôs, já que eles adensavam de forma desordenada um local que tem papel significativo na história da cidade

de Montes Claros. O problema foi resolvido com a construção do Shopping Popular, localizado bem à frente da praça, e para onde os vendedores foram deslocados.

O deslocamento dos camelôs da praça Doutor Carlos para o shopping, fez o foco de atenção das pessoas interessadas em lazer ficar mais direcionado no Shopping Popular. Podemos perceber isso, ao notar que as classes freqüentadoras do shopping serem exatamente as mesmas que utilizavam a praça, porém agora, utilizam menos. Logo, depreende-se que o foco de atração de pessoas interessadas em lazer saiu da Praça Doutor Carlos para o Shopping Popular, por este oferecer mais conforto e maior quantidade de divertimento para os montesclarenses. Além das lojas, o shopping oferece área de alimentação, vista panorâmica da cidade e bancos para descanso. Portanto, com a construção desta área, mais agradável ao lazer e tão próxima à praça, sua funcionalidade ficou praticamente restrita a ponto de ônibus.

A pesquisa mostra: 70% das pessoas usam a Praça Doutor Carlos como ponto de embarque para transporte coletivo, e os outros 30% além de a usarem para ponto de ônibus, a utilizam para outros fins.

Seguindo a linha de raciocínio apresentada até agora, fica aparentemente implícito que as pessoas desaprovaram a reforma da Praça Doutor Carlos, porém, colocada de forma direta na pesquisa realizada no dia 19/12/2005, a pergunta: você aprovou a reforma da praça Doutor Carlos? - Setenta por cento (70%) dos entrevistados responderam – Sim. Podemos concluir então que a funcionalidade da praça ficar atualmente restrita a embarque e desembarque de passageiros, aparentemente agrada a população.

Buscando informações sobre a cidade de Montes Claros podemos perceber que são escassas as áreas públicas e gratuitas destinadas ao lazer. E o melhor aproveitamento desse espaço, a praça Doutor Carlos, seria um benefício à população de Montes Claros, principalmente as mais carentes, que não dispõem de maiores recursos para divertimento.

Apesar de o Shopping Popular ter tirado da Praça Doutor Carlos parteimportante das pessoas interessadas em lazer, podemos perceber que esse fato pode ser solucionado sem que um espaço prejudique o outro.

O Shopping Popular só fica aberto até às 18:00 horas, e nesse período em que o shopping está aberto, há grande exposição da Praça ao sol e ao calor, questão agravada após a reforma. Portanto, deve haver a promoção de eventos, que é a principal carência apontada pelos usuários da Praça, no período da noite, mais incisivamente nos fins de semana. Assim nenhum espaço será prejudicado.

Da forma como está a questão da praça, fica subentendido que a prefeitura não quer que a área se torne atrativa para a sociedade menos abastada, com receio de o local ser freqüentado por marginais. Esse sentimento para com as pessoas desprovidas de maior recurso financeiro trata-se de preconceito, visto que não é por ser pobre que o ser humano torna-se necessariamente marginal. O problema da falta de segurança seria resolvido com policiamento mais ostensivo, que é uma das reclamações dos atuais freqüentadores da praça.

Montes Claros atualmente se tornou grande pólo de atração estudantil. São universitários ou estudantes que pleiteiam vagas nas faculdades norte-mineiras que cada vez mais estão vindo morar em nossa cidade. Essa migração de jovens de diversas cidades do Estado de Minas Gerais e até de outros Estados, mudou o panorama econômico e cultural desta cidade.

O centro de Montes Claros é o local que tem atraído mais esses estudantes para morar, pois é no centro que há maior disponibilidade de transporte para os principais pontos de nossacidade. É justamente no centro onde está situada a Praça Doutor Carlos, lugar que poderia estar acontecendo eventos culturais diversos para atender à espectativa de lazer trazida pelos estudantes, esse segmento social tão importante para a economia norte-mineira. A prefeitura deveria estar promovendo esses eventos e aproveitando o espaço da praça, que é um ponto central e bem próximo das moradias dos estudantes. Essa política de investimento em lazer destinado principalmente aos jovens poderia até atrair mais estudantes para nossa cidade.

Em um questionário sobre o que falta na Praça Doutor Carlos para que ela melhore a acomodação de seus usuários, deu-se o seguinte resultado:


Gráfico 2


_ 34,5% acham que a praça ficaria melhor se houvesse mais eventos culturais;

_ 29% acham que ficaria melhor se houvesse mais áreas verdes;

_ 16,5 acham que ficaria melhor se houvesse mais bancos;

_20% acham que a praça ficaria melhor se houvesse mais lixeiras.

É interessante ver um percentual significativo de pessoas dizendo que na Praça Doutor Carlos há carência de lixeiras. Num espaço relativamente pequeno, existem vinte e três (23) lixeiras. Então, falta de latas para armazenamento de lixo nesta praça não há.

As reclamações sobre falta de área verde são pertinentes, todavia se observarmos com atenção o ambiente da praça, veremos que as plantas estão em crescimento, e futuramente, haverá áreas verdes de modo significativo.

A questão dos bancos é pertinente. Apesar do movimento relativamente baixo da praça, em alguns horários, principalmente à noite, quando o movimento de pessoas interessadas exclusivamente em lazer é maior, há carência de bancos para acomodação dos freqüentadores.


CONCLUSÃO

A maior parte dos entrevistados aprovaram a reforma da Praça Doutor Carlos, porém, isso não significa que essas pessoas achem que a Praça não possa ser melhorada.

Segundo os entrevistados, a principal carência do local é a falta de eventos culturais, seguido de áreas verde, bancos e lixeiras respectivamente.

As classes sociais que mais freqüentam a Praça Doutor Carlos são: média (maior parte), média baixa e pobre (a de menor número). As classes média-alta e alta, são minoria absoluta dos freqüentadores.

Atualmente a Praça Doutor Carlos teve sua funcionalidade diminuída, tendo esta sido reduzida a ponto de embarque e desembarque em transporte coletivo.

Sua área de lazer foi “esquecida” com a construção do Shopping Popular, que tem maior atratividade para este fim.

O espaço da Praça Doutor Carlos está sub-aproveitado, pois poderia haver maior investimento em eventos culturais para satisfazer aos interesses dos jovens estudantes que têm imigrado para a cidade de Montes Claros, sendo estes, tão importantes para a economia desta cidade. A prefeitura, juntamente com parcerias privadas, deveria estar investindo na promoção dos eventos culturais e solucionando outras carências apontadas pelos freqüentadores, tendo em vista que, esses são interesses sociais, e beneficiariam a comunidade em geral.

REFERÊNCIAS

PAULO, Hermes de. Montes Claros, Sua Origem, sua História.

VALLE, João Maurício. Pavilhão de Letras. Edição de 22 de Janeiro de 2005, opinião 04.

ENTREVISTAS

PAULA. Virgílio de. Entrevista concedida. Montes Claros, 18/12/2005.

VERSIANI, Praça Doutor Carlos. Entrevista de Opinião Popular realizada pela equipe no dia 19/12/2005. Material usado: questionário.

Você sabe o que é Geoprocessamento?


Diego Fonseca


Geoprocessamento é uma das especializações da ciência geográfica. Consiste num sistema que manipula informações de um dado espaço, sintetizando-as num mapa, porém, com bastante precisão e detalhamento.

Essa ciência utiliza-se de técnicas matemáticas e computacionais para o desenvolvimento da informação. Nos últimos tempos, vem sendo um importante mecanismo na evolução das análises cartográficas, bem como, dos recursos naturais; dos transportes; da energia e do planejamento urbano.

Nessa técnica, três palavras devem ser melhor compreendidas para maior entendimento do sistema. São elas: Geotécnicas, Geomática e SIG. Geotécnica é o conjunto de conhecimentos reunidos em imagens via satélite e fotos aéreas. Geomática é o uso das informações coletadas, ou seja, sua interpretação e análise. O SIG (Sistema de Informação Geográfica) representa as ferramentas computacionais usadas no Geoprocessamento.

São poucos os profissionais que dominam essa área do saber, como também, o conhecimento do que vem a ser geoprocessamento é pouco difundido para o público, acarretando ignorância das pessoas em como o geoprocessamento irá ajudá-las no desenvolvimento das análises espaciais.

Hodiernamente, o interesse pelas análises geoprocessadas vem crescendo principalmente por órgãos governamentais e empresas privadas ligadas aos estudos sociais e naturais. Pessoas que estejam interessadas em se especializar nas análises geoprocessadas estarão diante de um mercado em expansão e muito pouco procurado. O profissional terá grandes chances de ascensão profissional e financeira.