terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Você sabe o que é Geoprocessamento?


Diego Fonseca


Geoprocessamento é uma das especializações da ciência geográfica. Consiste num sistema que manipula informações de um dado espaço, sintetizando-as num mapa, porém, com bastante precisão e detalhamento.

Essa ciência utiliza-se de técnicas matemáticas e computacionais para o desenvolvimento da informação. Nos últimos tempos, vem sendo um importante mecanismo na evolução das análises cartográficas, bem como, dos recursos naturais; dos transportes; da energia e do planejamento urbano.

Nessa técnica, três palavras devem ser melhor compreendidas para maior entendimento do sistema. São elas: Geotécnicas, Geomática e SIG. Geotécnica é o conjunto de conhecimentos reunidos em imagens via satélite e fotos aéreas. Geomática é o uso das informações coletadas, ou seja, sua interpretação e análise. O SIG (Sistema de Informação Geográfica) representa as ferramentas computacionais usadas no Geoprocessamento.

São poucos os profissionais que dominam essa área do saber, como também, o conhecimento do que vem a ser geoprocessamento é pouco difundido para o público, acarretando ignorância das pessoas em como o geoprocessamento irá ajudá-las no desenvolvimento das análises espaciais.

Hodiernamente, o interesse pelas análises geoprocessadas vem crescendo principalmente por órgãos governamentais e empresas privadas ligadas aos estudos sociais e naturais. Pessoas que estejam interessadas em se especializar nas análises geoprocessadas estarão diante de um mercado em expansão e muito pouco procurado. O profissional terá grandes chances de ascensão profissional e financeira.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Diego

Parabéns pelo seu BLOG. Gostaria de coloca-lo na minha lista de BLOGs interessantes sobre meio ambiente e Geoprocessamento.
Caso você autorize é claro.
Um grande abraço.
Luiz Amadeu Coutinho
http://geoinformacaonline.blogspot.com

AMIGAS DEBATEM disse...

OLÁ! ADOREI O BLOG.
FOI ATRAVÉS DELE QUE TIREI MINHAS DÚVIDAS SOBRE GEOPROCESSAMENTO E O ESCOLHI PARA CURSAR NO IFPB.
MUITO OBRIGADA!!!!!!!

POR: KARLINHA NASCIMENTO(='.'=)