terça-feira, 3 de abril de 2007

Modelo?

Diego Fonseca


Modelo? Isso parece um modelo de beleza para você? A maioria das pessoas diria que não, contudo a indústria da moda insiste em dizer que modelos magérrimas, como esta da imagem ao lado, são parâmetros de beleza do mundo moderno. Só se for como designe de cabide!

Ao longo dos últimos anos, diversas meninas, muitas de 12 ou 13 anos, se aventuravam no “violento” mundo fashion sem saberem direito com o que estavam se metendo. Eram, e são, submetidas aos rigores do mundo das passarelas, no qual as manequins são induzidas a fazer dietas mirabolantes para estarem “comercialmente adequadas” para os desfiles.

O culto a magreza exagerada trouxe prejuízos à imagem da moda em diversos momentos, o mais recente foi com a morte por anorexia e bulimia da modelo Carolina Reston, chamando a atenção da sociedade para os malefícios do padrão de beleza atual que a mídia tenta nos impor.

Esse assunto, o culto à magreza, é tema de discussão em diversos meios de informação. Diante desse debate atual, a ISTOÉ de 24/01/2007 entrevistou o presidente do São Paulo Fashion Week – Paulo Borges, que providenciou medidas para tentar conter a onda de bulimia e anorexia que permeia o mundo das modelos. Segundo Borges, a SPFW não aceitará mais modelos menores de 16 anos em seus eventos, e as de idade superior, terão que apresentar boletins médicos atestando que estão com a saúde em dia. Essa é uma das primeiras, mas importante medida para conter a disseminação do culto à magreza.


Beleza feminina, principalmente no Brasil, combina com curvas, com saúde, com sensualidade, e o padrão que está vigorando hodiernamente está distante de um real modelo de beleza. Felizmente o chamado “mundo fashion” começou a acordar.

Um comentário:

Thays disse...

Pra mim o ideal é que não haja modelo algum. Sempre haverá alguns que se "matarão" pra alcançá-lo.
A própria "geração saúde" traz uma imagem que estimula bronzeamento artificial, anabolizantes, implantes de silicone por todo corpo para que se assemelhar ao modelo.
Abaixo aos modelos! Sim a auto-aceitação *com saúde, claro*